O fim de uma etapa

No ano passado escrevi que iria parar de utilizar a planilha de rendimentos fornecida pelo blogueiro Além da Poupança. A razão é que eu vislumbrava que necessitaria efetuar um grande saque da minha carteira, o que fatalmente iria deformar o meu histórico consolidado de rendimento. Como já mencionei anteriormente, isso ocorre por que há uma distorção no valor da cota. É dizer, para a distorção no valor da cota não ocorrer, precisamos, antes de efetuar o saque, atualizar o valor dela e ‘congelar’, de modo que, após o saque (venda de um número de cotas), o valor permaneça o mesmo.

É por essa razão que, paralelamente ao uso da planilha do AdP, eu comecei a contabilizar meus retornos por um sistema próprio de cotas ensinado em um artigo do Matt Richards (o qual também conhecida através do blog do Além da Poupanças, assim como uma montanha de outras coisas).

E o dia de realizar o saque chegou! Esta semana realizei a venda de três ativos para o pagamento da última – e maior – parcela da aquisição de um apartamento residencial. Já adianto que o imóvel não é para uso pessoal. Contudo, antes de realizar o saque, fechei meu histórico de rendimentos usando a planilha do AdP, para ver o resultado desses quase dois anos e meio investindo e aprendendo com outros blogs.

Aproveitando que finalizei uma etapa e vou continuar postando meus rendimentos – mas agora a partir de agosto de 2016, quando mudei o método de aferição dos resultados -, achei por bem parar de postar aqui no WordPress. Infelizmente, não me dei bem com ele e estou voltando para o Blogger. O endereço continua o mesmo:

http://riscoetempero.blogspot.com.br/

Carinhosamente o batizei de Pecúnia. Maiores explicações continuam lá. Já aproveito a oportunidade para solicitar ao gentil Uó – ou Abacus – para que adicione o blog no seu feed. E ao Investidor de Risco para que atualizei o seu.

Abraço a todos.

Deixe um comentário

